Festa infantil
Como organizar uma festa infantil simples e barata
21 de janeiro de 2016
Ver todos posts

Festa infantil em casa

Jogos para festa infantil em casa

Fazer uma festa infantil em casa tem um clima nostálgico e familiar muito agradável. No entanto, pode ser um desafio grande, principalmente para quem nunca organizou um evento como este ou não é desta época em que as festas infantis eram comemoradas em casa.

Festa de criança em casaFonte: Graphic Stock.

O bom desse tipo de comemoração é que a bagunça já começa com os preparativos e a criança pode se sentir muito mais incluída nas decisões, pois acaba participando de todas as etapas de preparação da festa infantil em casa. Por isso, veja as dicas da Mig Mug para quem escolheu comemorar o aniversário do filho na própria residência.

• Qual o espaço disponível? Essa primeira pergunta que você precisa se fazer. Há realmente espaço para realiza uma festa infantil em casa? As pessoas vão acabar espremidas na cozinha ou espalhadas pelos diferentes cômodos? E as crianças tem espaço para brincar em segurança? Todas essas perguntas são importantes para avaliar o espaço físico da casa e ajudar a família a tomar a melhor decisão.

• Em casas com quintal grande, a solução é muito simples, pois basta arrumar a festa na área externa da casa. Vale lembrar que, no caso de não haver cobertura, é importante providenciar uma tenda, principalmente se a festa for no verão, que é uma época muito chuvosa.

Decoração para festa infantil em casaFonte: Daily Libertarian.

• Já para quem mora em apartamento, a solução não é tão simples, principalmente se os cômodos forem pequenos. Nesse caso, pode valer a pena fazer uma lista de convidados bem enxuta ou transferir a festa para o salão de festas ou playground do prédio, tendo em vista o conforto dos convidados e o espaço para as crianças brincarem.

• Faça a lista de convidados e, em seguida, a lista do que é preciso para realizar a festa infantil em casa. É necessário providenciar tudo com alguma antecedência, pois deixar para comprar os itens da festa de última hora pode acarretar gastos extras, principalmente porque te impedirá de fazer uma pesquisa de preços maior. Descartáveis, decorações e convites, por exemplo, são itens que podem ser comprados e armazenados em casa com antecedência, pois não estragam.

• Decida qual será o tema da festa junto com seu filho. As crianças sempre tem algum personagem preferido de desenho, filme ou livro para decorar a festa. Quem tem habilidades manuais pode reservar um tempo para criar algumas decorações exclusivas feitas a mão. Quem não tem pode recorrer a lojas de produtos para festa, que também fornecem vários tipos de decorações bonitas e diferentes.

Lembrancinha de festa infantil em casaFonte: Mig Mug.

• Outra decisão importante é escolher se você fará a comida em casa ou se contratará um buffet. Para decidir isso, é preciso levar em conta o preço de um buffet e o que está incluso nele e compará-lo com o preço dos materiais que serão necessários para fazer a mesma coisa em casa e o tempo que você tem disponível. A vantagem de contratar um buffet é que você não vai precisar se preocupar com a comida e terá mais tempo para organizar outras coisas. A desvantagem é que, ao contratar um buffet, a festa pode perder um pouco de sua característica caseira e familiar.

• O bolo e os docinhos são outra preocupação, pois muitos buffets não incluem as guloseimas em seus preços, cobrando a parte. Por isso, informe-se sobre eles e, se o buffet não fornecer os itens, também não há necessidade de inventar muito. Um bolo simples e docinhos tradicionais, como brigadeiros, cajuzinhos e beijinhos, agradam crianças de todas as idades.

• Não pode faltar diversão para a criançada, que também precisa ser planejada com antecedência. Brincadeiras antigas, como dança das cadeiras ou uma gincana, nunca saem de moda e encantam as crianças. No entanto, você pode conversar com o seu filho e perguntar quais brincadeiras ele gostaria de ter na festa. Como essa é uma festa infantil em casa, ele pode chamar os amigos para brincar com os jogos favoritos ou, ainda, fazer um revezamento no videogame.

Jogos para festa infantil em casaFonte: Mig Mug.

• Não se esqueça das lembrancinhas, que também podem ser simples. Para fugir dos tradicionais saquinhos de doces, escolha um joguinho como pega-vareta ou quebra-cabeça. Eles são vendidos em lojas de artigos para festas por um preço bem razoável e, muitas vezes, com o tema da festa.

Gostou dessas dicas para realizar uma festa infantil em casa? Ou tem alguma para acrescentar? Conta pra gente!

Mig Mug em novo endereço